Publicações

1.

OLIVEIRA, P. D. ; PAULO, J. R. de . Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. PESQUISA E DEBATE EM EDUCAÇÃO, v. 11, p. 1/e31618-12, 2021.

 

2.

ALVES, L. H. ; PAULO, J. R. de . Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. SCIENTIA PLENA, v. 17, p. 01-14, 2021.

 

3.

pastedGraphic.png PAULO, J. R. de; ARAUJO, S. M. M. S. ; FERREIRA, W. R. ; ALVES, L. H. . Diálogo sobre a elaboração/construção de materiais didáticos táteis para inclusão de alunos cegos. ESPACIOS (CARACAS), v. 41-37, p. 1-13, 2020.

 

4.

pastedGraphic.png PAULO, J. R. de; ARAUJO, S. M. M. S. ; OLIVEIRA, P. D. . Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, v. 6, p. 1/6-12, 2020.

 

5.

pastedGraphic.png PAULO, JACKS RICHARD DE; ARAÚJO, STELA MARIS MENDES SIQUEIRA ; OLIVEIRA, PRISCILA DANIELE DE . Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações. DIALOGIA, v. 1, p. 193-204, 2020.

 

6.

SOUZA, F. M. G. ; PAULO, J. R. de . Gamificação na educação: Aproximações, estratégias e potencialidades. ESPACIOS (CARACAS), v. 39, p. 11-11, 2018.

 

7.

pastedGraphic.png PAULO, J. R.; Endo, M. A. T. O. ; BERTIN, M. . Inserção de tecnologias no ensino de geografia: análise das contribuições de uma parceria colaborativa com professores dos anos iniciais da educação básica. ESPACIOS (CARACAS), v. 38, p. 49-60, 2017.

 

8.

PAULO, J. R. de; BERTIN, M. ; Endo, M. A. T. O. . AS TECNOLOGIAS E AS OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, v. 226, p. 07-15, 2017.

 

9.

PAULO, J. R. de; Endo, M. A. T. O. ; BERTIN, M. . ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES SOBRE A INSERÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO PRESENCIAL. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, v. 225, p. 45-56, 2017.

 

10.

pastedGraphic.png PAULO, J. R. de; Endo, M. A. T. O. ; BERTIN, M. . CONTRIBUIÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REVISTA CONEXÃO UEPG, v. 13, p. 120-129, 2017.

 

Capítulos de Livros

1.

PAULO, J. R. de; ARAUJO, S. M. M. S. ; FERREIRA, W. R. . Saberes e práticas: dialogando sobre representações no ensino de geografia. In: Christopher Simith Bignardi Neves. (Org.). Interconexões: saberes e práticas da geografia. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2020, v. 1, p. 22-32.

 

2.

ALVES, L. H. ; PAULO, J. R. de . Formação continuada em mídias na educação: desvelando os vieses teóricos que conduziram tal processo formativo. In: Marcos Aurélio Alves e Silva. (Org.). Formação de professores: perspectivas teóricas e práticas na ação docente 2. 1ed.Ponta Grossa: Paraná, 2020, v. 2, p. 137-149.

 

3.

PAULO, J. R. de; ARAUJO, S. M. M. S. ; FERREIRA, W. R. . Relato da experiência com o movimento de aprender e ensinar geografia: uma articulação necessária. In: Marcos Aurélio Alves e Silva. (Org.). Formação de professores: perspectivas teóricas e práticas na ação docente 2. 1ed.Ponta Grossa: Paraná, 2020, v. 1, p. 252-262.

 

4.

ALVES, L. H. ; PAULO, J. R. de . O curso me deu segurança para quebrar os paradigmas que estava habituada': os impactos da formação continuada na prática docente com as mídias. In: Milena Moretto; Cleide Inês Wittke; Neide Araújo Castilho Teno. (Org.). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR compartilhando saberes e experiências - (IMPRESSO). 1ªed.Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2020, v. 93, p. 75-94.

 

5.

BAREIRO, P. N. C. ; PAULO, J. R. de ; ARAUJO, S. M. M. S. . O mundo cada vez mais digital: ousadia ou mesmice na formação de professores. In: Milena Moretto; Cleide Inês Wittke; Neide Araújo Castilho Teno. (Org.). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR compartilhando saberes e experiências - (IMPRESSO). 1ªed.Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2020, v. 93, p. 95-116.

 

6.

ALVES, L. H. ; PAULO, J. R. de . O curso me deu segurança para quebrar os paradigmas que estava habituada': os impactos da formação continuada na prática docente com as mídias. In: Milena Moretto; Cleide Inês Wittke; Neide Araújo Castilho Teno. (Org.). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR compartilhando saberes e experiências - (DIGITAL). 1ªed.Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2020, v. 93, p. 75-94.

 

7.

BAREIRO, P. N. C. ; PAULO, J. R. de ; ARAUJO, S. M. M. S. . O mundo cada vez mais digital: ousadia ou mesmice na formação de professores. In: Milena Moretto; Cleide Inês Wittke; Neide Araújo Castilho Teno. (Org.). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR compartilhando saberes e experiências - (DIGITAL). 1ªed.Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2020, v. 93, p. 95-116.

 

8.

FALCÃO, H. M. ; PAULO, J. R. . NARRATIVA DOCENTE: UM RELATO SOBRE AS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. In: Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos; Thamires Nayara Sousa de Vasconcelos. (Org.). Educação e Tecnologias: Experiências, Desafios e Perspectivas 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 1-242.

 

9.

PAULO, J. R. de; BERTIN, M. ; Endo, M. A. T. O. . FIOS DE POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO. In: Marta Bertin; Jacks Richard de Paulo; Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo. (Org.). COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS: GEOGRAFIA, SUSTENTABILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2019, v. 1, p. 47-60.

 

10.

PAULO, J. R. de; Endo, M. A. T. O. ; BERTIN, M. . Relato de experiência com o processo de ensino e aprendizagem em um curso de formação de professores na modalidade a distância. In: Andreza Lopes. (Org.). Desafios e estratégias para a educação a distância. 1ªed.Ponta Grossa - PR: Editora Atena, 2018, v. 3, p. 216-226.

 

11.

PAULO, J. R. de; Endo, M. A. T. O. ; BERTIN, M. . RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE: AS TECNOLOGIAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA. In: Jacks Richard de Paulo; Maria Antonia T. de O. Endo; Marta Bertin. (Org.). REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 1ªed.Juiz de Fora - MG: Editora Garcia, 2018, v. 1, p. 153-164.

 

12.

PAULO, J. R. de; Endo, M. A. T. O. ; BERTIN, M. . Foco no trabalho docente: reflexões sobre a formação e a sustentabilidade ambiental. In: SILVA, Fernanda A. O. R. (Org.); PAULO, Jacks Richard (Org.) ; COUTRIM, Rosa (Org.) ; SILVA, M.D. (Org.) ; SANTOS, Marcelo L. (Org.) ; SANTANA, Adriene (Org.). (Org.). Diálogos da Formação Docente com Diferentes Sujeitos e Espaços Educativos. 1ªed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 67-74.

 

13.

PAULO, J. R. de; SANTANNA, A. . Os materiais didáticos táteis em aulas inclusivas: contribuições para a formação de professores. In: Keila Deslandes. (Org.). Reverbações: sobre formação docente e alteridades. 1ªed.Belo Horizonte: Finotraço, 2017, v. 1, p. 119-128.